segunda-feira, 8 de julho de 2013

História de uma floresta lusitana...


Era uma vez uma floresta lusitana, cheia de frondosos Carvalhos , Sobreiros, Amieiros, Castanheiros, Loureiros e belas árvores de folha caduca, que enalteciam a beleza das nossas pequenas serras, vales e zonas ribeirinhas do belo país que foi Potugal. Nesses bosques, caminhávamos tantas vezes no outono, sobre as folhas amarelas, laranjas e vermelhas que iam caindo ao sabor do vento e da chuva que anunciavam a chegada do frio inverno. Era comum encontrarmos inúmeros cogumelos coloridos e pequenos roedores amealhando as últimas bolotas para se refugiarem nas suas tocas e passarem o inverno bem alimentados. Nessas caminhadas apanhávamos as castanhas, que tantas vezes foram pretexto par nos reunirmos, ao redor daquelas fogueiras de lenha de azinho, com o seu cheiro característico, em alegres convívios que hoje apenas ousamos recordar.


Assim caminhamos a passos largos, para um dia, em que estas serão as palavras de uma reportagem ou de um livro qualquer, aludindo a esses tempos em que os Eucaliptos e as Mimosas eram apenas umas pequenas manchas na nossa rica e bela vegetação...


Nunca se sentiram num local que mal reconhecem, rasgado por linhas de feios e estranhos eucaliptos? Nunca se sentiram revoltados por nos terem retirado todos os bosques de carvalhos e sobreiros que povoavam os nossos locais de brincadeiras na infância?


É assim que me sinto e depois de tanto ouvir que: “é melhor uma mancha de eucaliptos do que uma serra pelada”, acho que chegou o momento de dizer: BASTA!!!! Este não é o Portugal que eu quero para os meus filhos.


Temos sido “atropelados” diariamente por notícias de desordenamento florestal, de má gestão das florestas, de incêndios atrás de incêndios, de novas áreas de cobertura por eucaliptais a perder de vista que são o nosso suposto “Petróleo Verde” e que segundo alguns, são um mal menor. Um MAL MENOR!!!!! Mas desde quando? Um dia teremos em termos proporcionais, uma maior cobertura vegetal de eucaliptos, do que a própria Austrália, seu país originário!


Este é o meu primeiro post de indignação face a este terrorismo verde que teimam em fazer-nos engolir a qualquer preço, mas outros virão e com eles, espero conseguir fazer reviver estas nossas bolotas que dizem ser boas apenas para os porcos.



O sonho....

Se eu conseguir, na minha curta vida, fazer crescer uma árvore por cada amigo ou familiar que partir desta terra antes de mim, talvez chegue ao fim da minha vida e possam espalhar as minhas cinzas por um bosque que eu mesmo fiz crescer.... João Fernandes.

Sem comentários:

Tu! Sim tu!...

Começa algo... Começa algo que saibas poder continuar! A história guarda os feitos e tende a esquecer os projetos que só viram a luz nasc...